Resenha | Azeitona – Bruno Miranda

11:10:00

Olá, leitores! Finalmente vamos ter uma resenha por aqui depois de tanto tempo, né? O livro de hoje é nacional! Espero que gostem!


Título: Azeitona
Autor (a): Bruno Miranda
Páginas: 352
Editora: Outro Planeta
Ano: 2016

SINOPSE: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais.

Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.



Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.

Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.



Ian e Iris perderam seus pais muito cedo, fazendo com que a irmã mais velha fosse a responsável por tudo, principalmente criar o irmão. Como os dois não tinham uma boa condição financeira, ele foi chamado "por engano" para participar do reality show Novos Pais, que reunia vários casais de adolescentes que acabaram engravidando muito cedo. O cachê que Ian receberia seria o suficiente para pagar todas as dívidas.

Emília sempre foi uma menina boa, mas com péssimo relacionamento com a mãe. As duas viviam brigando e o maior sonho da garota era sair de casa para que a poeira abaixasse, mas isso só seria possível com dinheiro no bolso.

Quando Ian precisa de uma garota para participar do programa, o primeiro nome que vem à cabeça é o de Emília. A partir daí as confusões e segredos começam a aparecer ada vez mais, se acumulando até chegar a um ponto do leitor não querer fazer nada a não ser ler para saber o final.


O livro é narrado em terceira pessoa, podendo mostrar os sentimentos e pensamentos de todos os personagens. É uma história fluída e fácil de ler, dando uma leitura gostosa e rápida. O autor conseguiu ampliar essa questão maternal (assuntos sobre gravidez, questões familiares, etc) deixando a leitura mais fácil de interpretar. Além disso, dei altas risadas em certos momentos.

"Ei! Vocês estão brigando? Vocês não podem brigar! Estão me ouvindo? É um desperdício vocês brigarem sem que nós estejamos gravando!"

As questões familiares me chamaram muita atenção porque, mesmo tratando de assuntos sérios, foram transmitidos de maneira bem leve. Os personagens me cativaram bastante, mesmo você sabendo que eles estão inventando uma gravidez apenas pelo dinheiro, mas por razões boas. Me apeguei ao livro imensamente.

"É estranho que na sua barriga, que era pra ter, sei lá, comida, de repente tem uma pessoa dentro."



Apesar disso, mais alguns capítulos não cairiam mal, já que os últimos foram cheios de drama e medo para mim. Vários  pontos foram bem complicados e, o final, sendo até mesmo fácil demais para os protagonistas, na minha opinião.

"Se nem a morte põe fim a tudo o que você deixa na terra, por que a esperança não pode se manter intensa como a certeza de que, a cada três segundos, vamos respirar novamente?"

A capa é muito chamativa com cores vibrantes,eu adorei. O título deixa tudo meio misterioso - um dos pontos que me chamou atenção para ler. As ilustrações da capa (pelo lado de dentro) são a coisa mais fofa. A fonte e layout da página me agradaram  bastante, apesar de achar a primeira muito fina, comparada com as que estou acostumada. Se você ler em e-book pode mudar e não haverá problema.




Classificação: ☆☆☆☆/5


Por hoje é isso, pessoal! Recomendo muito esse livro e foi ótimo explorar mais um livro nacional. Alguém já leu? Quero saber a opinião de vocês!

xoxo







You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi oi querida,
    adorei a resenha. Ainda não li esse livro, mais já coloquei na lista de leitura. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa que termina deixando um sorriso no rosto da gente. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre esse "drama" e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Sim, vale muito a pena ler <3 obrigadaa ^^

      Excluir
  2. Ah meu Deus, foi impossível ler a resenha e não lembrar da Grávida de Taubaté HAHAHAHA. Mas enfim, a história parece ser bem legal, nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei bastante da resenha e fiquei com vontade de ler também pra saber que fim essa mentira vai levar. Ah, amei o blog e já tô seguindo <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Não acredito que você pensou nisso kkkkkk. O livro éótimo, tenho certeza de que vai gostar! Obrigada <3

      xoxo

      Excluir
  3. A literatura nacional está cada vez melhor. Ótima indicação do livro, também achei a capa bem chamativa. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta mesmo, cada vez lançando livros ótimos que estou louca pra ler!

      xoxo

      Excluir
  4. Hum... muito bom! Gostei da capa e o livro em si parece ser ótimo também! Boa sugestão, tá anotado! :D :D

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom, obrigada pela visita *-*

      xoxo

      Excluir
  5. Oi Lívia!
    Fui na sessão de autógrafos do Bruno aqui no Rio de Janeiro.Acabei não comprando o livro,mas me arrependi depois.A ideia da história é bem diferente e fiquei curioso querendo saber onde ele iria chegar com o desenrolar da história.
    Ótimo ver que ele trata assuntos sérios de forma leve,de forma a deixar o leitor alerta mas ao mesmo tempo confortável com a história.
    E lógico:deve ser um livro que arranca algumas boas risadas,característica do Bruno kkkkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Você é muito sortudo porque só anda nesses eventos de livros :´) kkk. O livro tem muitos momentos engraçados e só lembrava dos vídeos do Bruno haha. Obrigada pela visita!

      xoxo

      Excluir
  6. Livros que tem a capa bem chamativa como essa, já me dá vontade de ler kkk Eu adorei a sua resenha <3 beijão
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, que interessante esse livro já tinha visto falarem dele mais não tinha visto nenhuma resenha. Duas pessoas vão se passar por casal adolescente em um reality olha a confusão que vai dar.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É tão interessante quando encontramos livros que trazem conteúdo "pesado" mas que conseguem transmitir esse de forma leve para seu leitor

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É muito interessante, o livro passa isso de uma forma tão leve ^^

      xoxo

      Excluir
  9. WOW Great post!
    follow or follow? let me know
    fashion-lovely-look.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu tenho certa curiosidade para ler esse livro, já que eles participam do programa mentindo. O desfecho deve ser bom. Bjos ❤

    Click Literário


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! O desfecho é ótimo, vale super a pena!

      xoxo

      Excluir

wattpad

BLOGS BRASIL

parceiros

instagram | @ldesaturno